sábado, 27 de setembro de 2014

O FACEBOOK E AS VIAGENS...

Facebook apresenta pesquisa inédita na ABAV Expo
Viagem é o tema mais discutido na rede social
Dividida em três partes, João Pastore e Marcio Freire, diretor e gerente de Negócios do Facebook, respectivamente, ministraram a palestra “Como o Facebook pode ajudar você a vender mais viagens”, no segundo dia da 42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo, realizada no Centro de Convenções do Anhembi.

Pastore iniciou a apresentação mostrando, em primeira mão na ABAV Expo, algumas informações da pesquisa realizada pela Sparkle, na qual detectou que o turista utiliza a plataforma em todos os estágios da viagem, por meio de cinco ciclos. O objetivo da pesquisa é identificar o comportamento dos viajantes, além de revelar que o tema “viagem” é o tópico mais discutido no Facebook.

Sonhar é o primeiro ciclo detectado pela pesquisa, revelando que 80% das pessoas se influenciam por fotos de amigos para realizar uma viagem e 42% acessam os álbuns para conhecer mais sobre aquele destino. O segundo ciclo é o de planejamento, apontando que 85% dos usuários da rede social ficam propensos a escolher um destino depois de conversar com os amigos que estiveram naquele local e 89% escolhem por indicação.

Comprar compõe o terceiro ciclo da pesquisa, indicando que os indecisos buscam referências nos amigos antes de tomarem qualquer tipo de decisão. Viver o momento se refere ao quarto ciclo, indicando que os usuários estão a todos os momentos conectados ao Facebook, apontando que 98% se conectam durante as férias e 92% acessam a rede social todos os dias da viagem, incluindo check-in em um determinado local, como aeroporto ou restaurante, por exemplo. Pastore apontou o quinto ciclo como o momento de relembrar a viagem, indicando que 93% compartilham o álbum da viagem ao chegar em casa e 38% compartilha ainda em trânsito.

Fonte: Assessoria de Imprensa 42ª ABAV

NO DIA MUNDIAL DO TURISMO, UM FEIRÃO DE VIAGENS !

Dia Mundial do Turismo ganha tom especial durante a 42ª ABAV EXPO
O evento que reúne destinos, operadoras de turismo, sites e serviços destinados ao mercado de turismo, está sendo realizado no Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi, em São Paulo.
Celebrado em 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo coincide, este ano, com o calendário da 42ª ABAV – Expo Internacional do Turismo. Neste dia, precisamente, será lançada a grande atração que o evento guarda este ano para o consumidor final – o Feirão ABAV – uma extensão da feira dedicada à comercialização de roteiros, serviços e pacotes turísticos, nacionais e internacionais, que poderão ser adquiridos com descontos e preços promocionais.

“Uma feliz coincidência que acrescenta um motivo a mais para corroborar com nosso otimismo em relação à iniciativa. Vamos comemorar a data em alto estilo, alargando o raio de ação do evento maior do turismo das Américas”, comenta Antonio Azevedo, presidente da ABAV Nacional.

Enquanto a Organização Mundial do Turismo (OMT) estiver protagonizando o encontro de 27 de setembro de 2014 na cidade mexicana de Guadalajara, este ano sob o tema “Turismo e Desenvolvimento Comunitário”, Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, o trade turístico estará ampliando as oportunidades de viagens a mais brasileiros, para uma centena de destinos, dentro e fora do Brasil.

Ainda como parte das comemorações pelo Dia Mundial do Turismo, a ABAV Nacional fará um momento solene, às 13h, na entrada principal do Pavilhão de Exposições do Anhembi, contando com a participação do ministro do Turismo, Vinícius Lages, do diretor-executivo de Competitividade, Relações Externas e Parcerias da Organização Mundial do Turismo (OMT), Márcio Favilla Lucca de Paula, e do presidente da GTTP Brasil, Alberto Martins. A solenidade termina com uma apresentação da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo.
Fonte: Assessoria de Imprensa 42ª ABAV

terça-feira, 16 de setembro de 2014

O DIA EM QUE CHEGUEI ATRASADO À SANTA CEIA...

Um quadro misterioso... e lindo.
Ver, ao vivo, a pintura da Santa Ceia é para poucos privilegiados.

Não estou falando isso para me gabar ou algo do gênero mas, sim pelo fato de que a concorrência para se comprar os ingressos pela Internet é muito grande e esse é o único jeito de apreciar essa obra do mestre Leonardo Da Vinci.

Estando em Milão e, embora não tenha sido convidado para a Santa Ceia, resolvi aparecer de surpresa. Não sabia que o ingresso só podia ser adquirido pela Internet. Em frente à Catedral Duommo, comprei um mapa da cidade na banca de jornais, parei, calculei a distância, o trajeto e saí caminhando. A primeira parada foi o Castelo di Sforza.

Dalí, peguei a esquerda e fui à procura do Cenaculo Vinciano, local que abriga a pintura. Andei e andei e nada de achar o local. De uma hora para outra, a batata da perna direita resolveu doer. A velocidade diminuiu, a canseira aumentou e batata quase assou.

Depois de andar por uns 40 minutos, parei e resolvi estudar atentamente o mapa. Foi aí que percebi que até aquele momento, estava lendo o mapa de cabeça para baixo. Mesmo com a perna doendo, sentei numa mureta e comecei a rir sozinho. Parecia um tonto...rsrs

Com o mapa na posição certa, fui para o lado certo. Ufa. Em minutos, já estava na porta do Museu, um antigo convento onde, na parede de seu refeitório, Da Vinci pintou a magnífica obra. Todo feliz fui direto ao balcão e pedi um ingresso. Claro que a resposta foi não. Ingresso só pela internet e com horário agendado. São permitidas apenas 15 pessoas por vez, a cada 15 minutos.

Já era perto das 13 horas. Perguntei se havia previsão de ingressos para os próximos dias e a resposta também foi um sonoro não. Foi nessa hora que um verdadeiro milagre aconteceu. Ao me virar para sair, fui abordado por uma japonesa bem simpática que, do nada, me ofereceu um ingresso para as 13h30 !

Nem acreditei. Claro que disse sim e perguntei o valor, achando que ela poderia cobrar um valor maior. Daí aconteceu um segundo milagre: "você me paga apenas o valor que paguei", disse ela. Confesso que fiquei emocionado e agradecido. Ela explicou que havia sobrado aquele único ingresso do seu grupo.

Aguardei o meu horário, entrei, vi a obra, me emocionei e, 15 minutos depois, saí da sala. Já fora do prédio, sentei-me na calçada e fiquei por alguns minutos refletindo o acontecido. Entendi que ler o mapa de ponta cabeça e sentir dor na batata da perna foram as estratégias utilizadas para me atrasar.
Se eu tivesse acertado o local de primeira, chegaria 1 hora mais cedo e não encontraria aquele anjo nipônico. São coisas inexplicáveis e maravilhosas.

Quanto à dor na perna ? depois da visita, até isso sumiu...

EU VIAJO POR CULPA DO MEU SOFÁ.

Sofá novo ou viagem ? tem dúvida ?
Você acredita que esse singelo jogo de sofás foi o "culpado" por duas grandes viagens internacionais ? É a mais pura verdade. Vou contar um pouco dessa história.

Esses sofás estão comigo desde 2008 e vieram direto da loja Etna. Não são muito confortáveis, mas dá para o gasto. A vantagem é que eles são "meio" transformers: basta puxar o assento e, voilá, viram camas.

No final de 2009 pensei em me livrar deles e comecei a pesquisar novos modelos. Queria um sofá maior, com encosto reclinável, tipo mega conforto.

Mas, a minha lista de opcionais ia diminuindo à medida que eu via os valores: 2 mil... 3 mil reais... 5 mil.

Nessa época já estava em curso a criação do meu blog de viagem, o Mochileiro40tao.
Ao me deparar com esses preços, caí na besteira - ou na felicidade - de começar a compará-los com o valor das passagens aéreas. Por diversão, passei a batizar cada modelo com o nome de uma cidade: Lisboa, Londres, Roma, etc...

Um dia quase caí na tentação de comprar um que custava mais de 3 mil reais. Segundos antes de fechar negócio, o lado viajante pesou e vi que, com esse dinheiro eu poderia viajar para a Itália.

Foi exatamente o que fiz. Com mais um pouco de grana guardada, viajei por 17 dias pela Itália e Suíça. Fui de Nápoles à Veneza, passando por Berna (Suíça) curtindo os trens, dormindo em hostel e visitando monumentos que, até aquele momento, conhecia apenas por fotos de revistas e livros.

Em Roma, lembro-me de ter sentado em uma enorme pedra com mais de 2 mil anos no interior do Coliseo. Essa foi a hora que parei, descansei, agradeci e aprendi.
Graças à Deus estou neste local e sentado nessa pedra. Poderia estar em casa, sentado no sofá vendo um documentário na TV. Que chato !

A pedra nem de longe era confortável, mas eu estava lá, vendo e sentindo ao vivo aquele magnífico local. O sofá vermelho continua lá em casa, firme, forte e sempre motivador. Em 2010, ele foi um dos responsáveis por uma nova e grande viagem. Mas isso eu conto depois...