Praça de São Marcos sem água... |
O problema é que a cidade vem sofrendo uma deterioração muito rápida não só com essas enchentes, mas com o volume de turistas e manutenção de seus prédios históricos, neste caso, toda a cidade.
Imagine morar em uma cidade localizada no meio de uma laguna e formada por dezenas de pequenas ilhas. Isso sem contar que a cidade começou a se formar no século 5, quando os moradores da região do Vêneto fugiram dos ataques dos Bárbaros. Mas foi no século 9 que a cidade foi oficialmente fundada. São séculos de existência até nos dias de hoje quando essa mesma cidade é invadida por turistas e pelas águas.
Quando estive lá em 2010 conversei com alguns brasileiros que se arriscavam a morar no centro de Veneza. Eles disseram que, devido às constantes enchentes, o andar térreo dos prédios raramente era ocupado. Além disso, uma das preocupações da prefeitura local era a fuga dos moradores para o continente, deixando inúmeras casas e prédios praticamente abandonados.
A cidade é linda e tem uma atmosfera única de romantismo. A minha torcida é para que ela se mantenha em pé por mais uns bons séculos. Amém.
Ao fundo você tem a Catedral de São Marcos e a Torre do Relógio |
Nenhum comentário:
Postar um comentário