Amsterdam é a cidade mais preparada para receber idosos. |
Dessas 3 grandes cidades, a mais preparada para receber a galera da terceira idade é, com certeza, Amsterdam. Resolvi fazer um apanhado das dificuldades encontradas em cada uma delas. Vamos lá.
Paris
Embora a cidade seja linda e uma das mais visitadas da Europa, nem sempre é adequada para receber
Torre Eiffel: escadas antes do elevador para subir. |
O bairro de Montmartre é um bom exemplo. O que salva ali é o funiculare, um pequeno bonde que faz o trajeto até a Catedral de Sacreau Creux. No restante, é cansativo e complicado os mais velhinhos passearem a pé por ali. Tem que ter "perna boa" como diz a minha mãe.
A falta de elevadores para idosos e deficientes nas estações de metrô também é um problema muito sério. Isso sem contar os extensos corredores internos e escadarias. A dica é: vá de ônibus ou táxi.
Nos principais pontos turísticos como a Torre Eiffel, por exemplo, há elevadores. Mas, para acessá-los, você tem que subir algumas escadas. O mesmo acontece nas igrejas.
Quando o assunto é banheiro público, Paris é bem servido. As cabines automáticas localizadas nas praças e ruas da cidade dão conta do recado e conseguem atender a demanda.
Londres
Metrô londrino: extensos corredores, mas tem elevador para idosos e cadeirantes nas principais estações. |
Não são todas as estações de metrô que oferecem elevadores para idosos e cadeirantes, apenas as principais. As estações maiores e mais próximas das atrações turísticas são perfeitas nesse quesito. Há elevadores bem sinalizados, grandes e com saída diretamente para as ruas. As estações menores não oferecem esses recursos.
Outra questão importante a ser pensada ao utilizar o metrô de Londres é a dos extensos corredores que ligam uma linha à outra. A estação Green Park, por exemplo, tem elevadores sobrando mas o idoso terá que caminhar muito até chegar, por exemplo, na entrada do parque.
Uma outra atração que não é muito amiga dos idosos é o o Museu de Cera de Madame Tussaud.
Para acessar o elevador, o idoso tem que subir pelo menos uns 40 degraus. Depois de subir e começar a visita, ele terá que descer por escadas apertadas. Confesso que não descobri como os cadeirantes visitam esse local.
Amsterdam
Das 3 cidades visitadas, Amsterdam ganha de goleada quando o assunto é acessibilidade. As
Elevador para cadeirante em um prédio de Amsterdam. |
O acesso às estações de trem é um caso à parte: independente do tamanho e localização da estação, há sempre elevadores. Um bom exemplo é a estação da pequena cidade de Zaanse Schans, famosa pelos moinhos de vento. A estação é pequena e básica mas tem elevadores para descer da plataforma e outros para subir até o nível da rua. Até brinquei com a família dizendo que ali haviam mais elevadores do que trens.
Se sua intenção é viajar com parentes idosos, é importante se preocupar com diversos detalhes que irão facilitar a sua estadia. Localização dos hotéis e facilidades de acesso as atrações são itens que devem ser analisados com muito cuidado para evitar gastos e, principalmente dores de cabeça.