Seguro

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Nossos irmãos lusitanos e suas expressões


O navegador português Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil em 1500 e durante muitos anos fomos a maior e mais rica colônia que Portugal teve. Até mesmo a nossa independência foi diferente de outras colônias: o próprio filho do rei resolveu dar um basta e cortar o cordão umbilical, tornando o Brasil uma nação livre. Graças a essa relação histórica, brasileiros e portugueses sempre se deram muito bem. Claro que o brasileiro sempre aproveita o momento para tirar uma com os nossos irmãos lusitanos. Mas não pense que do outro lado do Atlântico a coisa é diferente. Do seu jeito, o português também aproveita para zoar os brasileiros também, principalmente com as expressões idiomáticas.

O que você diria se fosse convidado a "pegar uma bicha para comer um travesseiro da Piriquita ?" ou se alguém dissesse que você tem "macaquinhos na cabeça" ou "que está feita ao bife". Essas e outras expressões fazem com que o brasileiro, ao fazer sua primeira visita a Portugal, brinque com seu anfitrião e quebre qualquer gelo. "Pegar uma bicha" significa ficar numa fila à espera de algo. Já o travesseiro da Piriquita nada tem a ver com aquilo que você provavelmente pode ter pensado. Trata-se de um delicioso doce típico da cidade de Sintra que só é fabricado em uma padaria chamada Piriquita.

"Ter macaquinhos na cabeça" significa andar preocupado com algo e ficar "feita ao bife" é entrar numa situação delicada. Os portugueses se divertem com essas diferenças, principalmente, pelas reações de espanto dos brasileiros de primeira viagem. Essas e outras diferenças fazem com que uma viagem para Portugal seja diferente e divertida. Além de ser um belo país, o povo português é fã do brasileiro, curte as nossas novelas e artistas e, às vezes, dá mais valor para o Brasil do que os próprios brasileiros.

Quando você pensar em fazer uma viagem para a Europa, coloque Portugal no topo da lista de países. Além da facilidade do idioma, você encontrará um povo gentil e educado que fará questão de mostrar o que o país tem de melhor.

Separei algumas palavras para você ir se acostumando.

Brasil
Portugal
Celular
Telemóvel
Moleque
Puto
Presunto
Fiambre
Bacon
Presunto
Cachaça
Bagaço
Banheiro
Casa de banho
Esmalte
Verniz
Fila
Bicha

Locais imperdíveis em Lisboa:

Chiado e Baixa Chiado - centro boêmio de Lisboa. Local das famosas casas de fado.
Praça do Comércio, Arco e Rua Direita - centro antigo de Lisboa.
Belém - bairro de Lisboa famoso pelo pastel de nata, Torre de Belém, Mosteiro dos Jerônimos e Monumento aos Navegantes.
Parque das Nações e Oceanário - Centro de exposições, shopping e cassino.
Castelo de São Jorge - Ali você tem uma vista incrível de toda a cidade.