sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Pompéia: o novo símbolo do desleixo italiano !

Pompéia: a crise econômica faz mais estrago do que o vulcão.
Dos lugares que visitei, um dos mais impressionantes foi Pompéia. Trata-se de um imenso, digo, gigantesco sítio arqueológico que até o século 18 estava escondido. A cidade foi destruída pelas cinzas do vulcão Vesúvio em 79 antes de Cristo.
O Vesúvio, apesar de ainda estar ativo, não oferece tanto perigo quanto à situação econômica da Itália. Cortes de gastos do governo italiano em relação à manutenção dos patrimônios históricos, congelamento de salários dos funcionários públicos e demissões estão fazendo com que os principais pontos turísticos do país fiquem abandonados à própria sorte.
No final da semana passada, a Casa dos Gladiadores, uma das construções mais importantes do parque simplesmente caiu embalando entre as pedras e cimento, inúmeras imagens nas paredes. A justificativa dada pelos governantes foi a forte chuva de sábado. Desculpa para enganar idiotas, afinal, se em 2 mil anos ela não tinha caído ainda, porque uma chuva comum faria isso ?
A verdade é que faltam verbas para manutenção e os funcionários - que já estão organizando paralisações - querem que o governo cuide melhor dos patrimônios. Pompéia recebe por ano mais de 3 milhões de visitantes do mundo inteiro. A Casa dos Gladiadores fica ao lado da arena, onde as lutas eram realizadas.
Se o seu destino é a Itália, corra.
Pelo jeito, se a crise durar mais alguns anos, não vai sobrar muita coisa para se visitar.






A Arena de Pompéia está muito bem conservada. A casa dos gladiadores, era o local onde os lutadores ficavam hospedados e se preparavam pas os espetáculos.

Um comentário:

  1. Edu amei Pompéia...me senti um grão de areia la,imaginando como o tempo é magico...aconselho a todos conhecerem,vale cada momento passado entre as ruinas,chorei de emoção...bjs

    ResponderExcluir