quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Vai passar o Natal na Europa ? Prepare-se para o frio.

Em toda a Europa, o frio chegou com tudo. As temperaturas são as mais baixas dos últimos 20 anos de acordo com as agências climáticas européias. Hoje (02/12/2010) muitos aeroportos ficaram fechados. Na Inglaterra foi o segundo dia consecutivo e todos os aviões pareciam picolés de tanto gelo em cima.
Você que pretende passar o Natal na Europa, a dica é usar a tecnologia a seu favor.
O frio europeu é seco, diferente do nosso. Mesmo estando a menos cinco graus, você vai suportar numa boa. Não precisa se desesperar e nem carregar seu guarda-roupas junto.
Recomendo o seguinte: antes de comprar umas 20 malas para levar casacos, passe em uma loja de artigos esportivos e pesquise com os vendedores as roupas especiais para neve.
Uma dessas roupas é a Skin (segunda pele) produzida com um material que retém o calor do corpo, além de ser leve e confortável. Usando uma blusa e uma calça skin, o corpo fica bem protegido. Dependendo do frio, basta jogar uma blusa leve e uma jaqueta de neve que a coisa estará resolvida.
A roupa do meio deve ser sintética também e vai exercer a função de segurar a temperatura do seu corpo. Tecidos como polartec, por exemplo, são extremamente leves e duas vezes mais eficientes do que a lã.
Finalmente, vem a jaqueta, que deve ser impermeável.
Resolvido o corpo, agora são as extremidades: luvas, meias, sapatos e gorros completam seu traje. Luvas de couro, só as forradas com lã. Há luvas tipo skin, que podem fazer a primeira proteção para os dedos.
Os sapatos e meias também são importantíssimos nessa hora. Há sapatos forrados de lã, o único problema é se molhar por dentro. Recomendo que fique com a opção de meias de lã para a proteção dos pés.
Por último, temos o gorro. Nós perdemos até 30% do calor pela cabeça e um gorro ou chapéu vai dar conta do recado facilmente. Se o frio for intenso, lembre-se de proteger também as orelhas e o nariz, afinal, aposto que você já ouviu alguma história do homem que perdeu a ponta das orelhas com o frio. Não ouviu ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário