sexta-feira, 1 de abril de 2011

Estudando fora e gastando pouco.

Iuppiii...
Hoje a partir das 16h00 estarei dando uma entrevista no Programa Papo de Mulher, da Rede Família de TV, em Campinas. O tema vai ser como estudar no exterior gastando pouco.
Há um número muito grande de brasileiros buscando aperfeiçoamento da língua inglesa no exterior. Basta andar nas ruas de qualquer grande - ou até mesmo pequena - cidade da Europa que você vai, literalmente, tropeçar em brasileiros.
A pergunta é: como estudar fora e gastar pouco ?
Conversando com alguns amigos que estudam e moram na Europa, deu pra traçar um mapa da economia.

Qual o local mais barato para estudar ?

Uma coisa é sair do Brasil por 10 dias para fazer turismo, outra coisa é morar 3, 6 ou 12 meses no exterior. Em primeiro lugar, os pais - em conjunto com seus filhos - devem fazer um planejamento detalhado e ver se o dinheiro economizado vai realmente dar conta da empreitada. Tudo tem que ser pensado, planejado e jogado no papel: curso, materiais, moradia, alimentação, lazer, etc.

Os principais destinos que os brasileiros buscam são: Europa, Canadá, Estados Unidos, Irlanda e Austrália. Todas são excelentes opções, só depende do tamanho do bolso de cada um.

Lembre-se de que a moeda da Europa é o Euro, que custa em média R$ 2,40, ou seja, quase 2 vezes e meia o valor do nosso Real. Acredite: isso faz uma GRANDE diferença na hora das contas, principalmente quando se planeja ficar por muito tempo lá fora.

Canadá e Estados Unidos são opções muito interessantes, principalmente pelo valor atual do dólar em relação ao Real. No caso do Canadá há um detalhe a mais: além de ser mais barato do que nos Estados Unidos, muitas escolas canadenses estão oferecendo pacotes especiais para brasileiros, uma forma a mais de incentivo.

Vistos

Outra preocupação que os pais e alunos devem ter é com o visto de estudante: independente do país visitado você vai precisar dele. Sem o visto, dificilmente você conseguirá estudar. Cada país segue uma regra para aceitar o estudante, nesse caso, definido o destino, verifique no site da embaixada quais as exigências necessárias.
Alguns países como a Inglaterra, exigem comprovação de renda, de pelo menos 800 euros livres por mês, em conta-corrente no Brasil. O visto de estudante permite que o aluno fique no país estudando e, em alguns casos, até trabalhe legalmente.
Uma dica é se municiar de todos os documentos possíveis que comprove que realmente você está indo para estudar, ou seja, mostre que tem relações fortes no Brasil e que não ficará morando por lá.

Passo-a-passo

Defina o país e a verba disponível > Selecione o curso e faça a matrícula (algumas escolas já indicam a moradia) > Tire o visto de estudante > Boa Viagem.

Sites interessantes

Alguns sites que podem ajudar na decisão:

http://www.e-dublin.com.br - informações interessantes sobre a intercâmbio e Irlanda
http://www.studycanada.com.br - cursos para o Canadá

http://englishstudio.com/ - Estudar em Londres
http://www.kaptest.co.uk/?gclid=CKKQ9_SEyKcCFcJP4Qod4z0lCw - Aqui você testa seu nível de inglês
http://www.csm.arts.ac.uk/ - site da Universidade de Artes de Londres

3 comentários:

  1. Aeee ! Vou investigar um pouco mais no site que voce recomendou! Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Oi Edu,
    Boas dicas...adoraria ver o programa na TV.
    Esse tema muito me interessa...filhos adolescentes.
    Boa sorte.
    Beijinhos.
    Mirella
    milla-delapraca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Edu!
    Assisti parte da sua entrevista na TV. Os pais têm muitas dúvidas a respeito do tema. Tenho uma filha de 15 anos que deseja fazer intercâmbio daqui há alguns anos. Acredito que esse site será valioso para todos nós, que apostamos no sucesso dos filhos.

    Parabéns pelo trabalho!
    Abraços,
    Márcia

    ResponderExcluir