Seguro

quarta-feira, 18 de junho de 2014

OS NOSSOS - E OS VOSSOS - PROBLEMAS...

Aeroportos brasileiros: faltam metrôs interligando.
Na semana passada a revista britânica The Economist publicou uma matéria falando sobre os problemas do Brasil, comparando-os com as dificuldades encontradas em outras grandes cidades.

Com o título "Traffic and tempers" (trânsito e humores), a matéria compara, através de depoimentos de vários turistas estrangeiros que os problemas brasileiros são idênticos aos de seus países. Trânsito, aeroportos, burocracia não são privilégios apenas dos brasileiros, mas de todo o mundo.

Não vou afirmar que lá fora tudo funciona às mil maravilhas. Há problemas, e muitos. Na Europa, por exemplo, a questão do aumento de imigrantes africanos e do leste europeu somada à crise econômica e envelhecimento da população, vem modificando o "estilo primeiro mundo" de se viver. Hoje franceses, italianos e ingleses, por exemplo, convivem com pedintes, batedores de carteira e outros problemas sociais muito comuns no Brasil.

Outro fator que deve se levar em conta é que, quando se está viajando à turismo, tudo se transforma ao seu redor. Se isso acontece com os brasileiros que vão lá pra fora, acontece com os turistas estrangeiros que aqui chegam. O que faz com que o gringo fique admirado e fã do Brasil é, sem dúvida, o jeito carinhoso do brasileiro ao receber os visitantes, a nossa comida, o sol, o calor, as praias, enfim, um conjunto único que é capaz de esconder muitas falhas e defeitos do dia-a-dia.
Praia, sol e dinheiro no bolso: precisa de mais alguma coisa ?

Outro ponto importante e que faz muita diferença, é que o gringo chega ao país carregando moedas fortes, o que faz com que o custo da viagem fique bem mais atraente.

Para quem vive diariamente a batalha dos metrôs e ônibus paulistas e cariocas, a coisa é muito diferente. Tem ônibus cheios em Paris ? claro que tem, mas em compensação, tem muitos veículos e linhas à sua disposição. Faltam táxis nos aeroportos brasileiros ? Além de táxi faltam ônibus, trens e metrôs ligando o aeroporto ao centro da cidade, como acontece com a maioria dos aeroportos do exterior. Aliás, lá fora os turistas até evitam usar os táxis. Como há opções mais baratas como os ônibus e trens, os táxis são usados como último recurso.

Na verdade, o que vem desanimando e cansando o brasileiro é uma série de fatores: infra-estrutura falha, políticos corruptos, violência, impunidade, altos impostos x baixo retorno, saúde, etc. Passar um mês por aqui com dinheiro no bolso, sol, praias e mulheres bonitas é fácil. O difícil é conviver diariamente com os problemas e sem para onde correr.

Matéria publicada no UOL.
http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2014/06/13/gringos-provam-que-os-problemas-nao-sao-so-no-brasil-e-reclamam-tambem.htm