Seguro

terça-feira, 3 de junho de 2014

DICA: USANDO O ÔNIBUS EM LONDRES E PARIS

Foto tirada de dentro de um ônibus público em Londres:
ele fez o mesmo trajeto do ônibus turístico.
Um jeito de economizar e, ao mesmo tempo, conhecer a cidade é andar de ônibus. Se você mora em São Paulo e ficou arrepiado com isso, não se preocupe: na Europa transporte público é sinônimo de pontualidade e conforto.

Claro que nem tudo é perfeito e, dependendo do horário, você vai embarcar em ônibus e trens de metrô cheios, porém, dentro do normal e muito longe dos apuros que os paulistanos ou cariocas enfrentam nos seus dia-a-dia.
São cheios, mas não lata de sardinhas...

Além da pontualidade, a quantidade de linhas e ônibus disponíveis é enorme. Na maioria das linhas de ônibus de Paris ou Londres, a espera não ultrapassa 10 minutos. E o melhor: os painéis dos pontos de ônibus informam o tempo de chegada da sua linha.

Andar de transporte público, além da economia, oferece ainda a possibilidade de sentir a cidade e o seu dia-a-dia. E o melhor, gastar muito pouco.



Ônibus em Paris

Em Paris, os tickets são adquiridos diretamente com o motorista. Ao lado dele há uma máquina que valida o bilhete. É comprar, validar e pronto. Na última viagem fiquei em um hotel próximo às Gare du Nord e Gare du Est. Fiquei freguês da linha 30 que liga a Gare du Est ao Trocaderó.

Por 2 euros eu passava em diversos pontos turísticos como a Sacre Creaux, Pigalle, Arco do Triunfo e, finalmente, Trocaderó, local onde se tem a melhor vista para a Torre Eiffel. Em todas as viagens fui confortavelmente sentado.

Ônibus em Londres

Cartão Oyster: preços mais baixos e o seu dinheiro de volta,
caso não queira levar o cartão para casa.
Assim como Paris, Londres também oferece um transporte coletivo excelente e com muito mais opções. A diferença é que lá, você deve utilizar um cartão chamado Oyster.

Ele é adquirido nas bilheterias do metrô e custa 5 libras, valor é devolvido caso você não queira ficar com o cartão.
Após abastecê-lo com créditos você pode se locomover em todos os transportes públicos.

Os famosos ônibus londrinos de 2 andares, tornam o passeio mais divertido. A entrada é pela porta da frente e, ao lado do motorista, você já encontra a máquina onde você deverá encostar o cartão. Depois disso é subir a escada, sentar no primeiro banco e apreciar a paisagem através de uma enorme janela.

A frequência, limpeza e pontualidade dos ônibus são excepcionais. A dica é andar sempre com o mapa das linhas no bolso.