quarta-feira, 11 de junho de 2014

QUANTO CUSTA PASSEAR EM PARIS ?

Torre Eiffel: o espetáculo do acender das luzes às
22 horas é sensacional. E grátis.
Paris é considerada uma das cidades mais caras da Europa. E isso até pode ser verdade. Se a sua intenção é fazer um roteiro romântico com jantares em bistrôs, compras na Champs Elissé e champagne no alto da Torre Eiffel pode preparar a carteira para gastar bem. Muito bem !

Mas, tem alguns macetes que podem ajudar a economizar alguns euros, principalmente se você viajar como mochileiro. Nesse rápido roteiro, vou passar algumas dicas que podem tornar a sua viagem mais divertida e menos cara.

O roteiro proposto saí de São Paulo, onde o preço médio das passagens custa por volta de R$ 2.200,00 ida e volta. O ideal, quando se viaja para a Europa, é ficar um tempo maior porque viajar 12 horas de avião para passear por 5 dias, é osso duro de roer.

Vou levar em conta que o turista queira ficar 5 dias na cidade gastando pouco. Vamos lá:

Tirando a parte aérea, sobra as despesas de hospedagem, alimentação, translados, tickets e compras.

Hostel - a diária em um hostel está na casa dos 25 euros com café da manhã. 4 diárias, 100 euros ou R$ 330,00. Há hotéis bons e baratos próximos à Gare du Nord com diárias para duas pessoas na casa dos 90 euros. Quartos limpos e com banheiro privativo.

Alimentação - ninguém vai morrer comendo lanche de baguete com presunto por 4 dias. Mas, mesmo assim, há algumas alternativas boas e baratas de alimentação. Uma delas são os pequenos restaurantes que, na sua maioria, são administrados por árabes. Os Kebabs (churrasco grego) são deliciosos. Muito desses lugares servem pratos com arroz, frango e salada. Na média, um kebab com fritas custa 5 euros e um prato completo, 7 euros. Há ainda as lanchonetes que vendem pizza em pedaços por 3 euros cada.
Se você tomar o café da manhã no hostel, economizará, no mínimo, uns 5 euros por dia. Ainda há as opções de compras de frutas, pães e chocolates suíços nos mercados como o Dia e Carrefour.
A cidade é rica em detalhes.

Translados - Paris oferece um excelente sistema de metrô e ônibus. O preço do ticket é o mesmo para os dois tipos de transporte mas eu descobri na última viagem que andar de ônibus é muito mais divertido.
Por 2 euros você embarca em um ônibus (linha 30) que liga a Gare du Est com o Trocaderó, passando pelos bairros de Montmatre, Pigalle e pelas atrações como Arco do Triunfo, Champs Elissé e, finalmente, estacionando no Trocaderó, local bem próximo da Torre Eiffel e um dos melhores locais para fotografar o monumento e assistir ao espetáculo das luzes que acontece todas as noites às 22 horas.
Portanto, se você resolver passear de busão pela cidade, fará uma excelente escolha.

Tickets - bom, você está em Paris e é a sua obrigação subir na Torre Eiffel, caminhar pela Champs Elissé, visitar o Museu do Louvre, as catedrais de Notre Dame e Sacre Creaux. Desses locais, você pagará ingressos no Louvre e na Torre. Separe uns 25 euros para as duas atrações.
Outro local imperdível é o Castelo de Versalhes. Nesse caso, o ideal é ir de trem.

Compras - finalmente chegou a hora das compras. Um dos locais mais em conta para se comprar lembrancinhas e roupas é a região do Montmatre. São centenas de lojas com preços interessantes.
Em alguns momentos chega a lembrar a famosa 25 de março de São Paulo..rsrs
Fazer compras na Champs Elissé é para os fortes de bolso. Claro que há algumas lojas mais populares  e com excelentes preços como a H&M, a Disney Store e a Fnac.

E no meio disso tudo ainda há as opções gratuitas como andar pelas margens do Rio Sena, sentar nas cadeiras da Praça da Concórdia, xeretar as feiras de antiguidade, visitar a Galleria Lafayette, caminhar e fotografar as inúmeras pontes e aumentar a sua cultura nas exposições no Grande Palácio.

Pensando bem, até que Paris não é tão cara assim...

Postagens relativas ao assunto:

http://mochileiro40tao.blogspot.com.br/2014/06/dica-usando-o-onibus-em-londres-e-paris.html

http://mochileiro40tao.blogspot.com.br/2014/05/jardins-de-monet-roteiro-completo.html

http://mochileiro40tao.blogspot.com.br/2014/05/roteiro-para-curtir-paris-em-3-dias.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário