Seguro

segunda-feira, 6 de maio de 2013

A importância dos blogs de viagem

Você costuma acessar blogs de viagem ?


A semana passada foi de muitas surpresas boas. A primeira é que o meu blog www.mochileiro40tao.com foi convidado à fazer parte da RBBV - Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem, uma entidade virtual que congrega mais de 300 blogueiros de viagem do Brasil. Em função disso, participei do WTM Latin America, o maior evento do turismo do mundo que teve sua primeira edição no Brasil e que aconteceu entre os dias 23 e 25 de abril no Transamérica Expo, em São Paulo.

Estive lá na quarta-feira e, visitando os estandes dos países e assistindo as palestras ficou muito claro que os blogs de viagem vem ganhando destaque nas estratégias turísticas de países e empresas no mundo inteiro. A Alemanha, por exemplo, aposta nos jovens viajantes e, dentro desse universo, as postagens e relatos da internet são fundamentais para o sucesso do projeto. E por que jovens viajantes ? Ora, por uma razão lógica: os jovens têm a vida inteira pela frente e poderão visitar a Alemanha outras vezes. E as pesquisas já demonstram isso: no ano passado, 700 mil brasileiros visitaram a Alemanha. Desse total, 100 mil eram jovens.

Outra apresentação que me chamou a atenção foi sobre o trabalho realizado pela Jordânia para atrair turistas ao país durante as manifestações políticas nos países árabes. Dezesseis blogueiros foram convidados a visitarem o país e, durante 8 dias, passear e escrever o que quisessem sobre a experiência de estar no país. O resultado foram milhões de postagens, retuítes e matérias sobre o país com um aumento significativo de 15% no número de visitantes. Enquanto isso, países vizinhos como Egito e Israel viram suas taxas de entrada de turistas cairem assustadoramente.

Entre os blogueiros brasileiros nota-se à disposição de realizar um bom trabalho nas redes. Falta apenas apoio público e privado para que isso aconteça. As pesquisas mostram que os viajantes do mundo inteiro escolhem e preparam suas viagens baseados nos relatos de milhares de blogueiros que relatam suas experiências e dão dicas úteis. Com a formação de uma Rede como a RBBV, essa movimentação dos blogs ganhará mais força.

A RBBV - Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

A Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem, RBBV, comemorou na semana passada, a aprovação de seu 300o blogueiro membro, fazendo da Rede a maior em número de blogueiros de viagem do Brasil. A blogueira Barbara Freitag do Delícia Deleite, blog de viagens e gastronomia, foi a responsável por esse marco. Junto a ela somam-se agora mais de 300 blogueiros que foram aprovados desde setembro de 2011, quando a Rede foi ao ar idealizada pela também blogueira Claudia Beatriz Saleh.
“É um número a se comemorar: começamos discretos e agora temos a força do grupo, responsável por trazer informação pessoal e inédita sobre centenas de destinos todos os dias”, afirma Claudia. O segmento de blogs de viagem tem crescido muito no Brasil e conquistado a atenção dos leitores. A RBBV oferece um fórum para a troca de informações entre membros, um site onde o público encontra os relatos publicados pelos seus blogueiros e hangouts com informações úteis para blogueiros em geral.
Membros da Rede seguem diretrizes de conduta que garantem para leitores e mercado de turismo que o crescimento dos blogs de viagem seja organizado e transparente. “Todos os dias temas como ética profissional, veiculação de publicidade e contato com o público são discutidos entre os membros”, diz Thiago Khoury, membro da coordenação da Rede responsável pelos contatos com a imprensa.
A Rede, formada em uma estrutura não-hierárquica, tem uma coordenação eleita pelos seus membros para garantir o funcionamento diário. Como a Rede não capitaliza recursos para o seu funcionamento, a RBBV é um grupo sem fins lucrativos.
Links
Mochileiro40tao - www.mochileiro40tao.com
Delícia Deleite - http://deliciadeleite.com.br