segunda-feira, 13 de maio de 2013

Dicas úteis para quem pretende conhecer Fátima.

Santuário de Fátima - Portugal.

A cidade portuguesa de Fátima é mundialmente conhecida por sua história de fé e santuário. Foi nessa pequena cidade na região de Ourém que, em 13 de maio de 1917, Nossa Senhora do Rosário apareceu para três crianças pastoras. À partir dessa data, foram mais 4 aparições da santa, a última, em 13 de outubro do mesmo ano. No quesito turismo religioso, a cidade é uma das mais bem preparadas para receber seus visitantes. Apesar de pequena, ela é bem estruturada, possuí hotéis de todas as categorias e restaurantes com preços camaradas.

Na minha última viagem estive visitando Fátima e confesso que foi uma viagem tranquila e emocionante ao mesmo tempo. A primeira dica é sobre o transporte. Uns preferem o trem, outros, o ônibus ou carro. Para tirar a dúvida, resolvi fazer uma pesquisa na Estação Oriente, a principal de Lisboa. Na bilheteria do trem já obtive a resposta que queria: vá de ônibus !
Embora Portugal seja bem servido por trens, ir para Fátima não é tão simples, isso porque a estação ferroviária da cidade fica afastada do Santuário e, ao descer, você tem que ir de ônibus até o centro da cidade. Já o ônibus que saí de Lisboa tem sua parada à poucos metros do santuário. O valor da passagem também ajuda: 20 euros ida e volta.

Saí de Lisboa bem cedo. Era uma segunda-feira. A viagem foi muito tranquila e as estradas portuguesas, excelente. Cheguei por volta das 9 horas da manhã e a cidade ainda estava acordando. As pequenas lojas e restaurantes se preparavam para mais um dia de visitas, já que Fátima é uma das cidades mais visitadas de Portugal. Como fui em fevereiro, o movimento estava tranquilo. O maior período de visitas começa em maio e termina em outubro.

O santuário é enorme e lindo e a cidade emana um clima de paz e tranquilidade. No santuário, além das duas catedrais, a principal atração é a pequena capela da aparição. Nesse local são realizadas missas de hora em hora e em vários idiomas. O espaço tem uma excelente infraestrutura com diversos banheiros, locais para descanso e refeições. Na vizinhança do santuário, você encontrará as lojas que comercializam lembranças.

Se você resolver se hospedar na cidade, pode escolher entre hotéis, pousadas, albergues ou quartos para peregrinos. Há muitas opções espalhadas na cidade e os preços - fora da época de alta - são bem em conta. Enquanto perambulava pelas ruas, achei um pequeno shopping e restaurante. Aproveitei para almoçar um delicioso bacalhau com creme, parecido com o escondidinho brasileiro, só que no lugar da carne seca, bacalhau desfiado. Paguei 15 euros por essa refeição.
Logo após o almoço, embarquei no ônibus que me levou de volta à Lisboa. Confira minha matéria sobre Fátima acessando o canal do mochileiro40tao no youtube: http://www.youtube.com/mochileiro40tao

Curta a página do Mochileiro40tao no facebook e participe de nossas promoções. Acesse: https://www.facebook.com/Mochileiro40tao

Nenhum comentário:

Postar um comentário