Seguro

sábado, 15 de dezembro de 2012

Nunca peça para um europeu tirar uma foto sua...

A idéia da foto ao lado era a de comprovar uma história que rolava em todos os albergues que eu passava: quando você pede para um europeu tirar uma foto sua ao lado de algum monumento, ele simplesmente ignora a estátua e foca só em você.

Provavelmente para eles, aquela estátua ou prédio já é uma coisa tão manjada que nem merece ser registrada. Ou pode ser simplesmente um problema do idioma. Sei lá o motivo. Mas, resolvi fazer o teste em Milão em frente a uma estátua de Leonardo Da Vinci localizada na praça do Teatro Della Scalla, um dos principais pontos turísticos da cidade.

Procurei ficar em um ângulo e distância que não poderia dar errado e o meu amigo Da Vinci apareceria todo pimpão no alto do monumento. Em minutos passou uma jovem e eu pedi essa gentileza. Só disse o seguinte: por favor, você poderia tirar uma foto ? E, ela, educadamente aceitou a missão.

Pronto, a teoria estava confirmada: só saiu eu na foto...rsrs Aposto que, se fosse um brasileiro com a câmera na mão, em minutos, estaria tirando umas dezenas de fotos em diversos ângulos, tudo para mostrar o local também. Diante disso, mantenho a dica: se for pedir para um estrangeiro tirar uma foto sua, seja bem explícito e diga que quer que a paisagem apareça junto...