terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Os aplicativos que ajudam - e muito - nas viagens.

Santa Internet, a protetora dos mochileiros...
Localizei essa matéria no site do Jornal de Turismo (www.jornaldeturismo.tur.br) e achei muito interessante compartilhar-la com vocês. A dupla Internet e dispositivos móveis veio para facilitar a vida de todo mundo, principalmente a dos viajantes.

Só complementando a matéria, indico também o meu livro "Guia do Mochileiro40tao apresenta Veneza" já disponível na loja iTunes brasileira para download gratuíto.

Segue a matéria de Rayane Arouca:


No Brasil estima-se que mais de 19 milhões de brasileiros possuem um smartphone. O aparelho e seus milhões de aplicativos, já fazem parte da vida das pessoas. Atualmente tudo é conectado e compartilhado na rede, seja, foto, livro, filme, opinião, receitas, rotas, guias de viagens, entre outros. Os dispositivos tecnológicos estão aposentando o guia turístico imprenso, pois a mobilidade e a rápida atualização de informações, que podem ser importantes quando o assunto é sair de casa. Com poucos cliques no celular, dá para fazer reservas de hotéis e passagens aéreas, consultar o significado das palavras em diferentes línguas, converter moedas e medidas, entre tantas outras funcionalidades.
Dentre os milhares de aplicativos e programas que encontramos na rede, o “TripAdvisor”, tem grande potencial no mercado turístico, pois além de te informar sobre locais, os usuários pode ver as dicas de milhares de pessoas sobre atrações, hotéis, restaurantes e passeios, como se fosse uma guia de viagem. A credibilidade da ferramenta é gerada através dos próprios usuários, que visitam os locais e deixam suas críticas no aplicativo, permitindo que outros acessem seus comentários.
O aplicativos “Kayak agiliza o processo de hospedagem, pois permite que você pesquise e consulte em português tarifas de voos, hotéis, aluguel de carros em mais de 100 países.  Além disso conta com um dispositivo de alerta de preço, que notifica quando aquela sua busca aponta uma promoção.  A adaptação do famoso site de reservas de hotel “Booking.com”, possibilita fazer a reserva em mais de 175.000 hotéis espalhados pelo mundo. A utilização é idêntica a do site, portanto você não deve se enrolar.
O mundialmente famoso Facebook também pode ser um grande aliado na programação de uma viagem, a possibilidade de compartilhar suas experiências, com fotos, vídeos e comentários, faz outras pessoas querem passar pelos mesmos momentos e procurar montar roteiros de viagens parecidos, por confiar na satisfação de um conhecido que já tenha vivido a experiência, seja do hotel, pousada, parque, cidade, pais, etc.
O maior problema dos brasileiros, entretanto é a conexão, o sistema de internet móvel no país ainda é muito instável e cobram tarifas muito altas, além disso  poucos lugares tem acesso a rede Wi-fi de boa qualidade, onde o visitante possa ter acesso rápido e segura de uma informação.
Empresas também investem em produtos para agradar os clientes, A Travel Explorer, empresa do Grupo Clic Holding, especializado em soluções de tecnologia para viagens, lançou no Festival de Turismo de Gramado (RS) o WebtourX, nova plataforma de e-commerce para agências de viagem. Por meio de módulos que podem ser integrados, a nova ferramenta é mais um canal de vendas cujos benefícios estão na redução de custos operacionais e no consequente aumento da fidelização dos clientes. Dentre as qualidades do aplicativo estão as opções de divulgação para os clientes e prospects, além da gestão das solicitações e vendas pelo novo site, também estão entre as opções que compõem a ferramenta. 
Lista com os melhores aplicativos para viajar:
Kayak: Ele permite que você pesquise e consulte em português tarifas de voos, hotéis, aluguel de carros em mais de 100 países. Além disso, conta com um dispositivo de alerta de preço, que notifica quando aquela sua busca aponta uma promoção. 
Booking.com: Você pode buscar por todos os hostels (albergues) do mundo, bem como consultar sua reputação mediante a opinião dos próprios hóspedes. As dicas costumam ser preciosas! Fácil utilização.
Offmaps2: O aplicativo permite baixar inúmeros Mapas off-line, para serem usados na função GPS do seu smartphone. Relaciona as linhas de transporte público e traz uma grade de pontos de interesse, tal qual um GPS, com indicação de restaurantes, lojas, postos de gasolina, atrações turísticas, hospitais, etc.
Google tradutor: O aplicativo traduz frases ou palavras em mais de 60 idiomas e você pode, inclusive, ouvir a pronúncia.
WhatsApp Messenger: Um dos aplicativos mais famosos do momento, com ele você pode enviar mensagens, fotos e vídeos gratuitamente, basta a pessoas ter o aplicativo instalado no seu aparelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário