Seguro

sábado, 24 de novembro de 2012

Curiosidades sobre o Fórum Romano...


Quem visita o Fórum Romano, sítio arqueológico localizado ao lado do Coliseo, nem imagina que alguns séculos atrás, tudo aquilo estava enterrado com vacas pastando alegremente em cima, tanto que todo o local era conhecido como Campo Vaccino, ou campo de gado.

Em seu auge, o Fórum Romano era o centro nervoso do império: ali funcionavam os prédios públicos, mercado, templos, lojas, enfim, era uma Avenida Paulista na época. Com o declínio do império e as inúmeras invasões, terremotos, o passar dos anos e a negligência dos romanos da época se encarregaram de enterrar os prédios.

No Século 8 um viajante anônimo já relatava que o local estava em ruínas. Na Idade Média, entulhos e lixo foram jogados lá. A primeira tentativa de escavação se deu no final do Século 18. Os arqueólogos de Napoleão podem ser considerados os responsáveis pelas escavações e recuperação dos principais monumentos, como o Arco de Septímio Severo (vídeo). Porém foi no ínicio do Século 20 que finalmente todo o Fórum foi totalmente escavado.

É interessante notar que em muitos prédios você encontrará 2 tipos de arquitetura: é que os romanos tinham o costume de construir em cima de prédios em ruínas.