Seguro

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Energia e FÉ...

Catedral de Fátima.
Entre 2007 e 2009 realizei várias palestras sobre o livro "O Segredo" usando também como base os ensinamentos de Deepak Chopra em seu livro "As Sete Leis Espirituais do Sucesso". O tema central dos livros é a energia do Universo, aquela que dá a força necessária para seguir em frente, independente do que te aconteça. Em resumo, é a energia da Fé. É acreditar naquilo que ainda não aconteceu, mas que, com certeza, acontecerá.
Na etapa final da viagem, em Lisboa, resolvi dar uma esticada para a cidade de Fátima, localizada à 130 km  da capital portuguesa.
Ontem, para me organizar, fui até a estação Oriente ver os horários dos comboios, ou trem. Com o horário na mão, levantei-me cedo e botei o pé na estrada. Chegando lá descobri algumas coisas interessantes: uma é relacionada à espiritualidade e a outra, informações turisticas. A parte turística é que para ir para Fátima a melhor solução é ir de AutoBus, ou ônibus. Isso porque a estação de trem de Fátima fica à quase 30 km do santuário e é uma mão-de-obra lascada fazer esse trajeto.
Já o ônibus, além de ser mais barato, sai as 8h20 da manhã e para à 200 metros do Santuário de Fátima, ou seja, mais fácil impossível.
A parte espiritual tem a ver com a energia do local: paz é o que você encontra nessa pequena cidade. A mesma sensação boa que senti em Assis, terra de São Francisco, encontrei em Fátima. Centenas de peregrinos pagam suas promessas, oram, acendem velas e veneram Nossa Senhora de Fátima, a Santa que apareceu para os 3 pastores em 1917 e que deixou uma mensagem importante para todos: tenham fé e pensem no coletivo.
Abaixo reproduzo um resumo da mensagem, retirado do site oficial do Santuário.


A Mensagem de Fátima é um convite e uma escola de salvação. Foi iniciada pelo Anjo da Paz (1916) e completada por Nossa Senhora (1917). Foi vivida de maneira histórica pelos Três Pastorinhos – Lúcia, Francisco e Jacinta.
A mensagem de Fátima sublinha os seguintes pontos:
- a conversão permanente;
- a oração e nomeadamente o rosário,
- o sentido da responsabilidade colectiva e a prática da reparação.
A aceitação desta mensagem traz consigo a Consagração ao Coração Imaculado de Maria, que é símbolo de um compromisso de fidelidade e de apostolado. As orações ensinadas em Fátima pelo Anjo e Nossa Senhora ajudam a viver a Mensagem, que, como disse João Paulo II, em Fátima em 1982, é a conversão e a vivência na graça de Deus.